Portal da Cidade Pio IX

Instituto

Alunos do IFPI campus Pio IX desenvolvem experimento com Umbuzeiro

O objetivo é fomentar no município a propagação do umbuzeiro no sertão para a produção de polpa de frutas

Postado em 10/07/2019 às 13:14 |

No dia 7 de junho, alunos do Campus Avançado Pio IX implantaram um experimento com umbuzeiro (Spondias tuberosa), que é uma planta nativa da caatinga com frutos muito apreciados no período do inverno.

Os professores Tiago Silva, do Campus Campo Maior; Izonaldo Dias e Webiston Freitas, do Campus Avançado Pio IX, juntamente com alguns alunos do Curso Técnico em Agropecuária, estão testando diferentes concentrações de ácido indol butírico em estacas de umbuzeiros com diferentes substratos como: condicionador de solo, esterco caprino, areia lavada e argila. Para verificar a melhor concentração deste ácido e o melhor substrato para o enraizamento das estacas.

Segundo o professor Izonaldo Dias, o método de propagação usado foi a estaquia e futuramente as mudas obtidas das estacas deverão ser plantadas em 3 propriedades no Município de Pio IX, adotando tratos culturais pré-determinados.

“No município de Pio IX, há uma grande quantidade e diversidade de umbuzeiros, mas por apresentar um fruto sazonal, somente no inverno esse fruto está disponível para o consumo”, explicou o professor Webston.

O objetivo é fomentar no município a propagação do umbuzeiro no sertão para a produção de polpa de frutas, gerando emprego e renda ao agricultor familiar.

Fonte:

Deixe seu comentário