Portal da Cidade Pio IX

Teste Visual

Universitária lança campanha de prevenção ao câncer de lábio em Pio IX

O exame é feito por meio de questionário e coleta visual, não se fazendo necessário a coleta de sangue ou algo dessa natureza.

Postado em 18/01/2019 às 14:52 |

Uma acadêmica do curso de odontologia da Universidade Federal do Piauí, está lançando campanha de prevenção ao câncer de lábio no município de Pio IX. O teste é gratuito e é feito sob coleta visual, ou seja, não é necessário a retirada de sangue ou outro procedimento dessa natureza. O público alvo da campanha são pessoas com 40 anos  ou mais.

Suellem Arrais, é Pio-nonense e desenvolveu o projeto com uma professora da Universidade, para o comitê de ética e pesquisa.


A profissional  explica que antes do câncer de lábio se desenvolver, o corpo apresenta sinais. Após a identificação, vem o início do processo de prevenção. "Então, essa prevenção, é assim, o lábio desenvolve uma lesão antes do câncer aparecer, descobrindo ela antes do câncer,é mais fácil você alertar sobre os fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento da doença", Explica Suellem.

O exame é feito por meio de um questionário, onde o paciente vai responder e a partir daí é construído seu perfil. Os profissionais farão uma análise e descobrem em sequência o grau de probabilidade que a pessoa tem de contrair o problema de saúde. Um exemplo, é o trabalhador rural que fica exposto ao sol, e tem uma probabilidade maior de ser acometido com a doença. 

O exame pode ser feito em forma agendada, nos números (89) 99927 - 3500 ou (86) 98145 - 6040. Vão existir vagas para a realização dos exames na secretaria de saúde e no sindicato rural, dependendo da demanda.

Câncer de Lábio

O câncer de boca consiste nas neoplasias malignas que afetam os lábios e o interior da cavidade oral, com uma estimativa de 14.700 novos casos, sendo 11.200 homens e 3.500 mulheres (INCA, 2018).

É o sexto tipo de câncer mais incidente no Brasil e ocupa a quarta posição na região Nordeste. O atraso no diagnóstico do câncer de boca influencia o prognóstico dos pacientes, e isso é especialmente relevante, uma vez que essa neoplasia frequentemente se origina de lesões orais potencialmente malignas.




Fonte:

Deixe seu comentário